Dicas contra o bloqueio criativo

Durante muito tempo me vi com medo de escrever. Sentia como se cada palavra estivesse fora do lugar e qualquer coisa dita fosse um motivo para parar de me derramar em palavras. Mas isso faz parte do processo criativo de qualquer escritor. Portanto, vou contar as principais dicas para se livrar de um bloqueio no seu texto.

  • Novas experiências

Todas as vezes que me sentia sem ânimo para escrever e até mesmo sem saber que palavra usar, eu me forçava a escrever qualquer coisa e depois que parava para ler eu ficava completamente frustrada com aquilo que havia saído.

Então resolvi mudar esse hábito de uma forma bem simples: largando o caderno e procurando algo novo para fazer, um lugar para visitar, uma receita e etc. Dessa forma minha mente encontrava inspiração e saia da zona de conforto que a rotina causa.

Depois de uma vivência, eu poderia ter até mesmo uma oportunidade de escrever um texto descritivo sobre o que ocorreu comigo. E é nesse momento que entra a segunda dica.

  • Contato com natureza

Esse contato com a natureza sempre me fez esquecer às coisas que me deixa ansiosa, os problemas e, claro, ver a beleza que existe na vida e em todo o planeta. Com isso, com certeza você terá uma poesia em mente enquanto o vento bate em seu rosto, enquanto pula sete ondas no mar ou simplesmente contempla o canto de um pássaro e fala sobre aquilo em seu texto. Afinal, a natureza é a parte mais bela da vida!

  • Mantenha um diário

Eu sou péssima com rotinas e usar isso na escrita faz com que o trabalho perca a graça para mim. Então eu uso um diário independente de qualquer texto que esteja escrevendo, assim posso escrever todos os dias uma certa quantidade de palavras e me manter no ritmo que eu conheço.

Com isso, vou saber qual o meu ritmo natural para escrever um romance, por exemplo.

  • Exercite o corpo e a mente

Assista séries, filmes, frequente palestras, bibliotecas, museu de arte e principalmente, leia ficção!

Para ser um bom escritor é preciso que você aprenda com quem já fez. Se quer escrever um romance policial, nada melhor que ler um e estudar cada parte que você achou interessante. E mantenha a saúde em dia com exercícios físicos, alimentação balanceada. Tudo isso contribui com mais disposição e uma mente mais sã.

Essas foram minhas dicas, espero que te ajude nesse processo lindo. Qualquer coisa deixa seu comentário e não esqueça do seu diário!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s