Desafio: Dieta de Leituras

Estamos rodeados de informações o tempo inteiro, somos a geração que está o tempo todo conectada a um dispositivo, muitas vezes muito mais que às pessoas a nossa volta. E essa conexão está vinculada a um acesso maior a leitura. Nas redes sociais encontramos o tempo todo textos sobre todo tipo de assunto. Mas será que esse tipo de leitura tem algum objetivo que possamos identificar? Será que nos leva a algum lugar passar grande parte do nosso tempo (até mesmo sem perceber) deslizando a tela e lendo aquilo que nos vem? E como você tem aproveitado seu tempo de ler?

Na realidade existe uma situação em que deixamos de considerar o ato de ler como um trabalho e realizamos a chamada leitura desinteressada, onde lemos sem nos preocuparmos com forma que o livro foi escrito, porque ele é um bom livro, na construção de frases, parágrafos e capítulos e principalmente, qual o meu objetivo quando leio aquele livro? Quando passamos a prestar atenção a esses pontos, estamos estudando várias formas de escrever e dando mais importancia ao exercício da leitura, parte muito importante na construção de qualquer escritor.

Lendo a respeito, encontrei um texto falando sobre “dieta de leitura” e também um vídeo sobre “caderno de leituras”, a primeira faz uma associação de nossas leituras com uma dieta, quando queremos chegar a determinado objetivo, seja saúde ou uma simples questão de estética, selecionamos aquilo que devemos comer durante um dia e temos bem definidos também o que não devemos. Na pirâmide alimentar, os alimentos mais importantes estão em baixo com maior frequência e quantidade, assim será nossas leituras mais importantes dentro da nossa dieta de leituras, aquiles nas quais doamos mais tempo do nosso dia-a-dia. E os doces e frituras, por exemplo, ficam lá em cima, como as leituras que não nos levam a nenhum objetivo ou não nos constroem algum tipo de conhecimento considerado importante por nós, como por exemplo os “textões” nas redes socias. O caderno de leituras serve para registrar aquilo que lemos e escrever a respeito, para sabermos exatamente onde encontrar aquele trecho que gostamos, aquela informações que não devíamos esquecer ou até mesmo lembrar em qual livro encontramos aquela história ou estrutura de escrita que queremos usar no nosso próximo projeto.

Pensando nisso, decidi que deveria adotar uma dieta de leitura e compartilhar com vocês. E os convido a fazer o mesmo e compartilhar uns com os outros. Dessa forma podemos interagir e nos ajudar, indicando livros e até mesmo compartilhando metas. Todos os anos me ponho metas apenas me referindo a quantidade de livros, mas não tenho especificado quais são. E no momento em que sabemos exatamente qual livro ler e colocamos um objetivo claro nele, se torna algo muito mais importante. Além disso, nada melhor do que ter com quem compartilhar nossas metas.

O que acham? Já se colocaram algum tipo de meta ou já fizeram dietas de leitura ou possuíram cadernos de leitura? Me contem como foi com vocês e se topam me ajudar nesse desafio.

Referências:

Revista ÉPOCA

https://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/danilo-venticinque/noticia/2014/02/faca-uma-bdieta-de-leiturasb.html

Canal Pâm Goncalves

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s