Gêneros Literários: Fantásia

Desde a antiguidade, as pessoas usam imagens de seres mitológicos, seja para justificar suas crenças ou criar valores. As histórias contadas na oralidade passavam de geração a geração e retravam divindades, mistérios do universo, heróis desse ou de outros mundos e tempos, entre outros arquétipos do ser humano. Com o passar dos anos e o avanço da ciência, muitos mistérios foram justificados, crenças foram se tornando apenas mitos e o sagrado passou a ser cada vez menos valorizado. Mas as histórias continuaram presentes na vida das pessoas, como as lendas do folclore, os contos de fadas, entre outros.

Esse tipo de literatura é definido pela presença de um universo diferente da realidade. Segundo o crítico literário Roger Caillois, ela “manifesta um escândalo, uma ruptura, uma irrupção insólita, quase insuportável, no mundo real”.

As primeiras obras definidas como fantasia foram criadas no século XIX com o membro da irmandade pré-rafaelita William Morris, considerado o pioneiro do gênero com a obra “The Well at the World’s End” (o Poço no Fim do Mundo). Além dele, Edward Plunkett e Lord Dunsany foram os principais nomes do gênero no século XX.

Senhor dos Anéis

imagem: MHD

Em 1923, foi criada a revista norte-americana Weird Tales, primeira revista dedicada a fantasia. Desde então, diversas revistas foram criadas e o gênero passou a ser cada vez mais difundido. Importantes nomes da literatura fantástica foram surgindo, entre eles o escritor e filólogo J. R. R. Tolkien, criador de O Hobbit (1937) e O Senhor dos Anéis (1955) e o britânico C. S. Lewis, escritor dos sete volumes de As Crônicas de Nárnia (entre 1950 e 1956).

fatos harry potter (19)

imagem: awebic

O gênero continuou se popularizando nos dias atuais. Obras como o best seller Harry Potter (série de sete romances escritos entre 1998 e 2007 pela escritora J.K. Rowling) tornou-se um sucesso da literatura e foi adaptado para o cinema, assim como O Senhor dos Anéis. Além da televisão, podemos encontrar a fantasia nos jogos eletrônicos e no RPG de mesa.

fatos harry potter (10)

imagem: awebic

A fantasia é dividida entre os subgêneros: fantasia sombria (com elementos do terror), a alta fantasia (com a presença de mundos alternativos), a baixa fantasia (quando acontece no mundo real), a fantasia romântica (que envolve temas românticos, como amor ou drama) e a fantasia científica (com elementos da ficção científica).

 

Referências:

INFO ESCOLA

https://www.infoescola.com/generos-literarios/literatura-fantastica/

WIKIPÉDIA

https://pt.wikipedia.org/wiki/Fantasia_(g%C3%AAnero)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s